Internacionalização e Sustentabilidade Empresarial no Brasil

Ítalo Carlos Soares do Nascimento, Andressa Ruth Sousa Santos, Adriano Fleck de Paula Pessoa, Daniel Barboza Guimarães, Sílvia Maria Dias Pedro Rebouças
2020 Internext: Revista Eletrônica de Negócios Internacionais  
Objetivo: Investigar a relação entre a internacionalização e a sustentabilidade empresarial em companhias listadas na Brasil, Bolsa, Balcão (B3 S.A.).Método: A amostra reúne 95 das 100 empresas listadas na B3 S.A. com maior valor de mercado, de acordo com dados extraídos do Economática®. Os dados referem-se ao exercício social de 2017, sendo coletados em novembro de 2018, utilizando-se o teste de diferenças entre médias e a regressão logística para a análise quantitativa.Principais resultados:
more » ... cipais resultados: O resultado do teste de diferenças entre médias revelou que apenas as empresas internacionalizadas por meio da presença física em outros países apresentaram diferenças estatisticamente significantes no tocante à sustentabilidade empresarial, o que também foi ratificado com a aplicação da regressão logística, constatando-se que a internacionalização através do capital social e das receitas não demonstrou relação com a sustentabilidade empresarial. Dessa forma, rejeita-se a hipótese de pesquisa de que há uma relação positiva entre a internacionalização e a sustentabilidade empresarial no Brasil.Relevância/originalidade: A sinergia entre os dois constructos – Internacionalização e Sustentabilidade Empresarial –, evidenciada em pesquisas estrangeiras, tem demonstrado a relevância desse debate. No âmbito nacional, por sua vez, não foram encontradas evidências empíricas que tratassem da relação entre as variáveis estudadas.Contribuições teóricas/metodológicas: O estudo da internacionalização e da sustentabilidade empresarial proporciona reflexões sobre a busca pelo valor a longo prazo, permitindo assim visualizar a Teoria dos Stakeholders, a qual sustenta que as empresas, para garantir valor a longo prazo, necessitam conciliar os interesses dos diversos stakeholders envolvidos.
doi:10.18568/internext.v15i3.591 fatcat:mvxva7dspzgw3bedvaitjk3blq