Percepção afetiva e emocional da influência de fatores intrínsecos e extrínsecos em cervejas tipo Pilsen alcoólicas e sem álcool

Juliana Alves Paixao, Elson Tavares Filho, Helena Maria André Bolini
2020 Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial  
Com um mercado consumidor mais informado e apresentando novas necessidades, torna-se imprescindível conhecer o que atrai ou não os consumidores em um produto, além disso, saber como os mesmos se sentem no momento do consumo e quais emoções são evocadas. Desta forma, o objetivo deste estudo foi observar as influências causadas por fatores intrínsecos e extrínsecos, como o álcool e o rótulo, nas emoções percebidas na hora do consumo e na aceitação de cervejas tipo Pilsen alcoólicas e sem álcool.
more » ... icas e sem álcool. Através de diferentes metodologias: Análise de aceitação, Intenção de Compra, Mapa de Preferência Interno e questionário CATA. A análise de aceitação apresentou diferenças significativas (p≤0,05) nas médias obtidas através do teste de médias de Tukey, tanto no teste com o conhecimento do rótulo, quanto no teste sem o conhecimento do rótulo, além disso, influências do rótulo e de alguns fatores como o processamento foram percebidas. Ao avaliar o perfil emocional através do questionário CATA, pôde-se observar que o conhecimento do rótulo e a presença do álcool promoveram diferenças nas percepções emocionais dos consumidores. O mesmo pôde ser visto no Mapa de Preferência Interno e no teste de intenção de compra, onde os maiores índices de rejeição foram encontrados nas amostras sem álcool. As análises constataram a influência desses fatores, tanto para a aceitação dos produtos, quanto para as influências emocionais causadas durante o consumo das amostras. Enfatizando, ainda mais, a importância de estudos dessa natureza, já que qualquer alteração na matriz do produto pode influenciar para a aceitação das amostras.
doi:10.3895/rbta.v13n2.9651 fatcat:2gi4jwzzxjcwnncfakaqwwjk5a