O Programa Bolsa Família e a educação: uma análise da produção científica brasileira fundamentada na base de dados SciELO (2003-2018)

Bárbara Amaral Martins, Fabiano Quadros Rückert
2019 Revista Brasileira de Educação  
RESUMO O objetivo do estudo consiste em analisar uma amostra da produção científica brasileira divulgada em periódicos nacionais a respeito do Programa Bolsa Família e suas relações com a educação. Os dados analisados procedem de 11 trabalhos localizados na base Scientific Electronic Library Online e, no seu conjunto, oferecem um panorama dos temas, métodos, conceitos e problemas contemplados pelos pesquisadores que estudam o Programa Bolsa Família. Pela leitura dos trabalhos selecionados,
more » ... selecionados, identificamos cinco categorias temáticas. São elas: condicionalidade de educação; concepções sobre o programa; indicadores educacionais; distorção idade-série; e condições de oferta escolar. Os resultados do estudo indicam predomínio de abordagens quantitativas e a tendência de uso de metadados e apontam para uma incipiente preocupação com a percepção dos beneficiários acerca do programa e com a qualidade da educação oferecida em escolas com elevado índice de beneficiários.
doi:10.1590/s1413-24782019240061 fatcat:krh6otvy5zcrbbm7c6e47prvna