Letramento crítico e ensino de espanhol como língua estrangeira: questões teórico-metodológicas no contexto dos Institutos Federais (IFs)

Larissa Cristina Arruda de Oliveira Benedini
2019 Estudos Linguísticos  
O letramento crítico tem sido apontado nos documentos que orientam a educação brasileira de nível médio como uma perspectiva de ensino de língua estrangeira. A formação do leitor crítico também tem sido um critério de seleção das obras aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Nesse contexto, são nossos objetivos problematizar o conceito de letramento e leitor crítico que emerge dos documentos e dos livros didáticos, assim como a concepção de leitor crítico e letramento crítico
more » ... letramento crítico dos professores de espanhol dos IFs. Para isso, aplicamos um questionário com vistas a obter dados sobre a concepção de leitor crítico e letramento críticos dos docentes, a fim de analisar se eles se apropriam das concepções expostas nos documentos e nos livros didáticos em suas práticas de ensino. Os resultados alcançados com as análises apontam a necessidade de maior esclarecimento quanto ao conceito de letramento crítico entre os docentes.
doi:10.21165/el.v48i2.2292 fatcat:j4vrlsrn2rfgfkflvj4jkfzpgq