O outro negligenciado: dialogia e alteridade em atividades de leitura e produção de texto de alunos da 3ª série do ensino médio

Julia Izabelle da Silva, Vivianne Fleury de Faria
2012 Diálogo das Letras  
Este estudo tem como objetivo analisar as relações de alteridade mantidas entre alunos do Ensino Médio de uma escola pública de Goiás e os povos indígenas brasileiros, marcadas no dialogismo constitutivo dos gêneros discursivos. O tratamento da questão indígena na escola regular é caracterizado pela construção de diferentes (e, por vezes, contraditórias) concepções acerca dos povos indígenas, as quais refletem na forma como o aluno não-indígena compreende o outro e, por conseguinte, a si mesmo.
more » ... guinte, a si mesmo. Negligenciar o papel dos povos indígenas, seja na história, ou mesmo na atual conjuntura social brasileira, significa desprover o aluno do exercício da cidadania e do respeito ao outro. Nesse sentido, serão discutidas e analisadas atividades de leitura e produção de texto, de diferentes gêneros discursivos, tendo como foco de análise a relação dialógica com o outro indígena. Os resultados mostraram que as relações de alteridade são marcadas positivamente nos textos, na medida em que se reconhece o papel do indígena tanto histórico quanto socialmente na constituição de uma identidade nacional.
doi:10.22297/dl.v1i1.226 fatcat:mzajefrscbgf3mxtghzk42hhyi