Tecnologia assistiva e envelhecimento ativo segundo profissionais atuantes em grupos de convivência

Eliane de Sousa Leite, Cláudia Jeane Lopes Pimenta, Milena Silva Costa, Francisca Bezerra de Oliveira, Maria Adelaide Silva Paredes Moreira, Antonia Oliveira Silva
2018 Revista da Escola de Enfermagem da USP  
RESUMO Objetivo Identificar o conhecimento de profissionais sobre a tecnologia assistiva e a sua importância na vida do idoso. Método Estudo exploratório descritivo com abordagem qualitativa, realizado com profissionais atuantes em três grupos de convivência de Cajazeiras/PB. Os dados foram coletados por meio de entrevista com roteiro semiestruturado e analisados segundo a Técnica de Análise de Conteúdo. Resultados Participaram 45 profissionais. Foram identificadas quatro categorias:
more » ... egorias: Conhecimentos acerca da tecnologia assistiva; Desconhecimento dos profissionais sobre as tecnologias assistivas disponíveis para implementação no trabalho com o idoso; Utilização da tecnologia assistiva pelo idoso; Impacto nas práticas profissionais após a implementação da tecnologia assistiva. Conclusão Parte dos profissionais tem conhecimento sobre a tecnologia assistiva e outros a interpreta de maneira errônea, confundindo-a com instrumentos de trabalho. Embora tenha sido observado impacto positivo da tecnologia assistiva na prática de determinados profissionais, percebe-se a necessidade de capacitação, a fim de proporcionar um melhor uso das tecnologias assistivas pelos idosos.
doi:10.1590/s1980-220x2017030903355 pmid:30231117 fatcat:cmdpspiivrdbnhgotpcyi2hnm4