Conciliação entre a vida familiar e profissional: experiências e práticas de conciliação e representações sociais face ao "Sentido dos Direitos"

Sofia Alexandra Dias
2013 Plural  
<p class="MsoNormal" style="text-align: justify;">Com a entrada da mulher no mercado de trabalho, foi dada maior visibilidade à temática da conciliação trabalho-família (Domingos, 2012). Assim, com este estudo, pretendeu-se conhecer as experiências e práticas sociais de conciliação e compreender como se relacionam essas experiências com as representações sociais dos indivíduos. Adotou-se uma análise qualitativa, tendo sido utilizado o inquérito por entrevista como técnica de recolha de dados.
more » ... recolha de dados. Quanto às experiências de conciliação, pode-se relacionar a partilha dos compromissos familiares com a facilidade ou dificuldade sentida pelas entrevistadas e, no que se refere às práticas e políticas implementadas, conferem à instituição uma cultura organizacional promotora da conciliação. No que se refere ao "sentido dos direitos", é possível afirmar que existe conformidade entre esse conceito e o usufruto que estes fazem das práticas de conciliação implementadas na instituição. </p>
doi:10.11606/issn.2176-8099.pcso.2013.76358 fatcat:aop5zetpubfxbd7q5o3scchiq4