Caracterização da subsuperfície e análise da qualidade de água para consumo na Vila de São Joaquim do Ituquara (Baião, Pará, Brasil)

Iduina de Almeida Leite, Pedro Chira Oliva
2019 Brazilian Journal of Development  
Caracterização da subsuperfície e análise da qualidade de água para consumo na Vila de São Joaquim do Ituquara (Baião, Pará, Brasil) Characterization of the subsurface and analysis of the quality of the water used for human consumption in the village of São Joaquim do Ituquara (Baião, Pará, Brazil) RESUMO Os padrões recomendados de qualidade ambiental das fontes de água variam de acordo com o uso pretendido da água, dadas as diferenças nos critérios de avaliação. Os padrões de contaminação de
more » ... e contaminação de solos e águas subterrâneas são determinados por uma série de fatores, incluindo a fonte da contaminação e o tipo de contaminante, além das características geológicas e hidrogeológicas do local. Os diferentes tipos de contaminação provocados pelas atividades humanas suscitam uma série de preocupações, dado seu impacto na qualidade da água, que pode até ocorrer durante a transferência da água para os consumidores, nas tubulações e nas bombas do abastecimento de água. O presente estudo foi baseado em um estudo integrado da vila de São Joaquim do Itaquara, no município de Baião, norte do Brasil, que caracterizou a subsuperfície do local do poço artesiano que abastece a vila com água. Não existe uma estação pública de saneamento ou tratamento de água nesta região e, na maioria dos casos, os efluentes domésticos são descartados inadequadamente, o que pode afetar a qualidade da água consumida pela população local. O levantamento foi baseado no uso do Radar de penetração no solo (GPR), uma ferramenta geofísica, que não encontrou evidências de contaminação em profundidades de até 15 m, provavelmente devido ao substrato predominantemente argiloso do terreno. No entanto, as análises microbiológicas do abastecimento de água da vila indicaram que a água é inadequada para consumo humano devido às altas concentrações de bactérias coliformes. A análise físico-química da água também indicou que o pH estava abaixo do nível recomendado pela legislação atual, ou seja, é ácido e provavelmente provoca uma série de problemas de saúde na população local, incluindo gastrite, úlceras e estômago câncer e é claramente inadequado para o consumo humano. Palavras-chave: Lençol freático, potabilidade, Radar de penetração no solo, concentrações de coliformes. ABSTRACT Recommended standards of the environmental quality of water sources vary according to the intended use of the water, given differences in the criteria of evaluation. The contamination patterns of soils and groundwater are determined by a range of factors, including the source of the contamination and Brazilian Journal of Development Braz.
doi:10.34117/bjdv5n12-149 fatcat:dxcynssz4nbphmcfmmwc6wqeyy