Ampliando Horizontes Para o Turismo no Rio da Prata de Campo Grande a Partir da Perspectiva do Uso Público no Parque Estadual da Pedra Branca (RJ)

Maria Amália Silva Alves de Oliveira, Ingrid Almeida de Barros Pena, Roberta Peixoto
2020 Revista Turismo em Análise  
O presente trabalho investigou o processo de turismização da vertente do Rio da Prata do Parque Estadual da Pedra Branca sob o prisma do Uso Público, pois o saber produzido a partir de tais processos apresenta relevância para o planejamento e gestão de atividades de visitação cuja experiência tenha como fim a conservação. Realizou-se revisão da literatura, aplicação de questionários semiabertos, entrevistas e observação participante. Foram consultados moradores, visitantes, técnicos do órgão
more » ... écnicos do órgão ambiental e condutores locais. A partir das informações coletadas, discutimos representações de turismo, oportunidades e desafios relacionados ao Uso Público, e os resultados do "Curso de Condutor de Visitantes do PEPB". Apresentamos recomendações para futuras qualificações ofertadas pelo órgão ambiental e concluímos que, além deste, outros órgãos/setores deveriam estar envolvidos no processo de indução de turismo no local.
doi:10.11606/issn.1984-4867.v31i2p244-270 fatcat:kxkiszpkcrdsbckjzcevy5dlvu