Relato de pesquisa: uma leitura diplomática da evolução urbana de Salvador sob a ótica dos Termos de Alinhamentos e Vistorias (1724-1891)

Jan Maurício van Holthe
2017 Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais  
Este artigo consiste no relato do projeto de pesquisa desenvolvido com os Termos de Alinhamentos e Vistorias (1724-1891), extensa coleção de fontes primárias pertencentes ao Arquivo Histórico Municipal de Salvador (AHMS), visando preservar, em caráter definitivo, os registros documentais do antigo Senado da Câmara do município. Em função do precário estado de conservação do referido material, o trabalho, dispondo de recursos técnicos bastante simples – mas eficientes –, foi subdivido em três
more » ... ubdivido em três etapas: análise in loco dos documentos, captura de imagens digitais e posterior transcrição paleográfica diplomática. Ao final, com a doação ao AHMS de uma versão impressa de todos os documentos transcritos, junto com uma coleção de mídias contendo as fotografias coletadas durante o processo de manuseio dos volumes encadernados, esperamos poder contribuir para um maior conhecimento da evolução urbana de nosso município, bem como de aspectos distintos e variados de sua sociedade nos séculos XVIII e XIX.
doi:10.22296/2317-1529.2018v20n1p69 fatcat:vyvvflxxvbhtfhms6v6pidvffi