"She's a brain. Trapped in the body of a game show hostess": As representações das temáticas de escola e gênero no filme "Digam o que quiserem"

Débora Tamires Porcel, Marilene Noriko Treider Otani
2013 Revista Vernáculo  
O cinema, entendido como uma ferramenta que define, transforma e cria subjetividades, possibilitando a apreensão de outras experiências, torna-se objeto fundamental nas análises sociológicas. A proposta deste artigo é a discussão da representação da educação e gênero, por meio da análise de discurso, no filme "Digam o que quiserem", escrito e dirigido por Cameron Crowe (EUA, 1989). O filme retrata o namoro entre Diane e Lloyd após a conclusão do ensino secundário: ela, estudante brilhante,
more » ... nte brilhante, recebe uma bolsa para estudar na Inglaterra; ele, diletante, faz do relacionamento amoroso a razão de sua vida. A educação é colocada como elemento que motiva os conflitos entre os personagens, no sentido de questionar quais devem ser as prioridades na vida do jovem que conclui o Ensino Médio. Com relação a temática de gênero, o presente trabalho procurou problematizar a naturalização da feminilidade dependente emocionalmente e a masculinidade puramente racional.
doi:10.5380/rv.v0i0.35874 fatcat:xwuf2s7dhreqrlhnhivtg2ljvy