Psychometric properties of Portuguese version for the Multidimensional Scale of Perceived Social Support (MSPSS)
Características psicométricas da versão portuguesa da Escala Multidimensional de Suporte Social Percebido (Multidimensional Scale of Perceived Social Support - MSPSS)

Serafim Carvalho, José Pinto Gouveia, Paulo Pimentel, Dulce Maia, Jorge Mota Pereira
2011 Psychologica  
A Escala Multidimensional de Suporte Social Percebido (MSPSS), originalmente desenvolvida por Zimet, Dahlem, Zimet, e Farley (1988), foi criada para avaliar subjectivamente o suporte social proveniente da família, dos amigos e de outros significativos. Neste trabalho apresentam-se as características psicométricas da versão portuguesa da MSPSS. A escala foi avaliada num grupo de estudantes (n = 454), num grupo da população geral (n = 261) e num grupo de doentes com depressão major (n = 100). A
more » ... ajor (n = 100). A análise factorial demonstrou a existência de três factores (Família, Amigos e Outros Significativos). Igualmente apresentou uma boa consistência interna, entre .85 e .95, considerando os três factores, os três grupos e ambos os géneros; apresentou uma adequada validade de construto e a estabilidade teste-reteste no grupo de estudantes e população geral apresentou valores entre .40 e .91. Os alfas de Cronbach no reteste oscilaram entre .87 e .95. A presente versão da MSPSS mostrou ter qualidades psicométricas adequadas para ser utilizada em estudantes, em sujeitos da população geral bem como em populações com psicopatologia depressiva, sendo necessária agora a continuação da investigação em outras amostras e utilizando estudos de seguimento.
doi:10.14195/1647-8606_54_13 fatcat:vzcwg3rdgnbjzktkvw7bmyk7rm