Convergência Tecnológica e a Formação de Novos Tipos de Alianças Estratégicas: uma análise do desenvolvimento dos Personal Digital Assistant (PDAs)

Danilo Eugênio Amorim, Walter Tadahiro Shima
2009 Revista Brasileira de Inovação  
As associações entre empresas não são fato novo. Todavia, principalmente a partir da década de 1980, as influências da internacionalização da competição e as pressões tecnológicas impuseram grandes mudanças na conformação desses arranjos. Verificou-se recentemente um forte crescimento dos acordos cooperativos entre firmas. Aqueles acordos que priorizam estratégias de aperfeiçoamento em termos de competência tecnológica passaram a ter grande participação na concorrência. Este artigo usa o
more » ... artigo usa o conceito de redes de empresas, que permite a percepção de que é viável basear-se na competência de outras empresas para concorrer com maior eficácia, para a análise da natureza das alianças estratégicas a partir da convergência tecnológica em multimídia. Mais especificamente, o artigo analisa a formação da joint venture entre a fabricante de celulares Ericsson e a fabricante dos produtos eletrônicos de consumo amplo Sony para o desenvolvimento da terceira geração de celulares.
doi:10.20396/rbi.v5i2.8648931 fatcat:e65hj6rmanekrce4iqaveolaua