EFEITOS DA PASTEURIZAÇÃO SOBRE CARACTERÍSTICAS FÍSICO-QUÍMICAS, MICROBIOLÓGICAS E TEOR DE ANTOCIANINAS DA POLPA DE JUÇAÍ (EUTERPE EDULIS MARTIUS)

Érica Cristina Marins Barros, Gislaine Natiele Dos Santos Costa, Leilson De Oliveira Ribeiro, Marisa Fernandes Mendes, Cristiane De Souza Siqueira Pereira
2016 Revista Eletrônica Teccen  
A Juçara (Euterpe edulis Mart.), é uma palmeira nativa do bioma da Mata Atlântica, sendo encontrada do Rio Grande do Sul até o sul da Bahia. Visando melhorar a conservação dos alimentos em diversos processos são utilizados métodos físicos e químicos de conservação. Este trabalho teve como objetivo o estudo dos efeitos do processamento térmico sobre a polpa de juçaí. O produto foi submetido ao processo de pasteurização em três diferentes temperaturas (72ºC, 80ºC e 88ºC) durante 60 segundos.
more » ... e 60 segundos. Foram realizadas análises físico-químicas, microbiológicas e determinação de antocianinas com o intuito de avaliar a influência do tratamento térmico nas propriedades e qualidade da polpa.
doi:10.21727/teccen.v8i1.225 fatcat:x3zx4rc3w5fgvdbnird3gqwl7e