Potencialidades e limites da relação entre turismo e educação: um estudo no Ensino Fundamental II em escolas públicas municipais de Recife e Olinda (Pernambuco, Brasil)

Mariana Albert da Silva, Luciana Araújo de Holanda, Maria Helena Cavalcanti da Silva, Sérgio Rodrigues Leal
2013 Turismo e Sociedade  
RESUMO – Reconhecendo o grande potencial educativo do turismo, tendo em vista seu caráter sociocultural, econômico, ambiental e político, investigou-se como o turismo tem sido trabalhado no Ensino Fundamental II das escolas públicas municipais de Recife e Olinda, principais destinos turísticos do Estado de Pernambuco, Brasil. Foram feitas pesquisas bibliográfica, documental e de campo, que consistiu na aplicação de questionários e na realização de entrevistas com gestores de tais escolas.
more » ... tais escolas. Constatou-se que nenhuma das escolas pesquisadas incluía o turismo como tema transversal ou como disciplina nos currículos escolares e apenas algumas delas adotavam a prática do turismo pedagógico. Embora o envolvimento dos professores e dos alunos tenha sido satisfatório, a escassez de material didático que relacione turismo e educação, a falta de exemplos práticos para embasar os educadores e as restrições orçamentárias foram apontados como fatores limitantes para a inserção do turismo nestas escolas.
doi:10.5380/tes.v6i2.31926 fatcat:nmya7j3tnjbefnh5itx3je3nxq