Inter-ações da Comunidade Estação dos Ventos – Santa Maria, RS com o governo no desenvolvimento local: um estudo de caso

Marcelo Bêz, Valdir Nogueira, Sônia Maria Marchiorato Carneiro
2016 ETD: Educação Temática Digital  
O objetivo do estudo foi investigar a relação entre ações planejadas pelos moradores e ações promovidas pelo poder público, na resolução de problemas, visando à sustentabilidade socioambiental na Comunidade Estação dos Ventos, município de Santa Maria, RS. A discussão teórica envolveu: questões relativas à força do lugar e a sua gestão; a comunidade como lugar de práticas político-sustentáveis; e a escola na formação dos sujeitos-cidadãos. Trata-se de pesquisa qualitativa, como estudo de caso.
more » ... mo estudo de caso. O levantamento de dados deu-se por entrevistas semiestruturadas com os sujeitos da pesquisa, observações diretas e análise documental. O tratamento dos dados embasou-se no método de análise de conteúdos temáticos, focando os sentidos e significados das falas dos sujeitos e dos textos documentais. Os resultados revelaram que a Comunidade possui problemas socioambientais e ainda problemas vinculados à Associação de Moradores, que muitas vezes dificulta as negociações com o poder público; mas existe certa integração da Comunidade, no sentido de lutar pela melhoria das condições de vida. Há necessidade de uma gestão-força comprometida com ações que partam de um diálogo democrático com os gestores públicos e as instituições educadoras, para a conscientização a respeito da sua condição humana e de saberes e fazeres pela qualificação socioambiental do lugar.
doi:10.20396/etd.v18i2.8639500 fatcat:l66vl3rvmbae5mzmlglqcrnchy