Avaliação das vertentes de abastecimento de água e esgotamento sanitário dos municípios da bacia metropolitana de fortaleza por meio do Índice de Salubridade Ambiental (ISA)

Iago Magalhães Praxedes, Antônio Edson Oliveira Marques, Priscila Alencar Medeiros
2020 Revista DAE  
O presente trabalho buscou avaliar as vertentes de abastecimento de água e esgotamento sanitário das zonas urbanas dos municípios da Bacia Metropolitana de Fortaleza por meio da aplicação do Índice de Salubridade Ambiental (ISA). Dos 32 municípios que compõem a Bacia Metropolitana, apenas 11 possuem PMSB parcial ou completo. Com relação aos resultados encontrados, dos 11 municípios estudados, apenas o município de Fortaleza encontra-se em situação de salubridade. Para o restante, 54% foram
more » ... nte, 54% foram classificados como Insalubres, 18% como Baixa Salubridade e 18% considerados como Média Salubridade. Vale ressaltar que, para o indicador de abastecimento de água, os municípios que apresentaram os melhores resultados foram Fortaleza, Caucaia e Barreira. Já para o indicador de esgotamento sanitário, apenas Fortaleza apresentou resultado satisfatório. Palavras-chave: Salubridade ambiental. PMSB. ISA.
doi:10.36659/dae.2021.007 fatcat:lc7igvuwevbvtewz5msmhhgfy4