Curuçá-pa: avanços, dilemas e tensões na gestão pública municipal

Luís Carlos Freitas Rodrigues, Luiz Fernando Machado de Oliveira e Souz, Helbert Michel Pampolha de Oliveira, Ligia Terezinha Lopes Simonian
2020 Revista Amazonía investiga  
A partir deste paper, discute-se a relação entre participação popular e gestão pública municipal no contexto do município de Curuçá, situado na região do Salgado, no Nordeste do estado do Pará, especialmente no que diz respeito às gestões municipais hodiernas. Metodologicamente, a pesquisa foi orientada por trabalho de campo e pela realização de entrevistas com membros do atual poder executivo local curuçaense, além de revisão bibliográfica de temas ligados à discussão da participação.
more » ... ticipação. Fundamentalmente, observou-se que, apesar de o quadro atual de gestores apresentar uma tentativa de organizar o planejamento e a gestão pública municipal, além de buscar a aproximação da população dos processos decisórios, as estratégias mobilizadas não têm sido eficazes para promover uma proximidade qualificada com o cidadão curuçaense. Este fato permite concluir que os condicionantes de processos atuais de gestão ainda estão longe da institucionalização efetiva da participação dos cidadãos curuçaenses no debate sobre as políticas públicas a serem implementadas no referido município.
doi:10.34069/ai/2020.28.04.52 fatcat:guymmvqmbvfcpiryosu23dussq