Interpretação do Patrimônio Natural para o Turismo: o caso do Parque da Ilha da Usina, Salto, São Paulo, Brasil

Sidnei Raimundo, Universidade de São Paulo (Brasil), Antônio Carlos Sarti, Reinaldo Tadeu Pacheco, Universidade de São Paulo (Brasil), Universidade de São Paulo (Brasil)
2019 PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural  
Resumo: A visão de uma natureza intocada configurou a maneira como a sociedade criou áreas protegidas. As atividades de visitação nessas áreas reforçam essa visão e deixam de considerar possibilidades mais amplas das relações entre sociedade e natureza, pois a visitação se subordina aos objetivos de proteção do patrimônio e, com frequência, apresentam atividades ao público baseadas apenas numa abordagem conservacionista. Os objetivos do artigo foram revisar as visões para criação de áreas
more » ... ação de áreas protegidas; analisar a visitação nessas áreas, considerando princípios da Interpretação Ambiental. E estruturar um roteiro de interpretação ambiental em uma trilha do Parque Natural Municipal da Ilha da Usina, no município de Salto. Foi realizado, além da revisão teórica, um inventário de locais e informações sobre os elementos relacionais ao longo da trilha. Os resultados indicam a importância de se observar princípios da Interpretação Ambiental na estruturação de roteiros de visitação e a necessidade de seu monitoramento constante. Abstract: The pristine vision of nature by West society was the main responsible by the creation of protected areas. The recreation activities in these areas reinforce this sense and not consider broader possibilities on society and nature relationship. The premises are the maintenance of heritage in a preservationist approach. This paper reviews this vision and discusses the outdoor recreation in protected areas, following principles of Environmental Interpretation. We present an environmental interpretation script in a trail of Ilha da Usina Natural Park, in Salto city, Brazil. An inventory of sites and information about the relational elements along the trail was carried out. The results indicate the importance of Environmental Interpretation principles in organizing recreation areas and the need for their constant monitoring. A preocupação com a natureza e sua proteção aparece ao longo do século XIX, expressa pela criação de parques nacionais. Após a Segunda Guerra Mundial, e da destruição que ela deixou, notadamente na Europa, cresceu a preocupação com a preservação de bens criados pela sociedade e bens naturais como produtos da cultura de um determinado povo. Nessa linha, foi criada em 1945 e ratificada em 1946 a UNESCO, da qual o Brasil é um dos primeiros signatários. A UNESCO procura "Manter, aumentar e difundir conhecimento: assegurando a conservação e proteção do mundo, herança de livros, obras de arte e monumentos da história e ciência [...]" (UNESCO, 2018, artigo 1°, alínea C).
doi:10.25145/j.pasos.2019.17.055 fatcat:sguzwvfjvjby3jeimycv6khq4m