Relações nutricionais log-transformadas para avaliação nutricional de cupuaçueiros comerciais

Jairo Rafael Machado Dias, Paulo Guilherme Salvador Wadt, Cleigiane de Oliveira Lemos, Elaine Almeida Delarmelinda, Jussie da Silva Solino, Leonardo Barreto Tavella
2010 Acta Amazonica  
A transformação logarítmica das relações bivariadas no cálculo das normas e dos índices do sistema integrado de diagnose e recomendação de nutrientes (DRIS) tem sido sugerida como uma forma de melhorar a acurácia do sistema, principalmente por diminuir a inconsistência na distribuição de freqüência entre as formas de expressão direta e inversa de uma mesma relação. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi avaliar o uso de relações log-transformadas entre diferentes populações de referência.
more » ... ções de referência. Amostras foliares de cupuaçu foram coletadas de 153 pomares comerciais, cuja idade das plantas variou de 5 a 18 anos, cultivados em monocultivo ou sistemas agroflorestais, obtendo-se para cada relação nutricional entre os nutrientes N, P, K, Ca, Mg, Fe, Cu, Zn, e Mn as normas DRIS bivariadas log-transformadas e não transformadas, obtidas para o conjunto da população e para condições específicas. Os resultados mostraram que as relações log-transformadas contribuem para uma maior consistência dos resultados entre as formas direta e inversa entre diferentes normas DRIS.
doi:10.1590/s0044-59672010000100005 fatcat:2yjetg5ipra7bdd74pfp2bt3pi