CONTRIBUIÇÕES DA LEITURA CRÍTICA E COLABORATIVA AOS PERCURSOS DE COMPOSIÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA

Sandro Olimpio Silva Vasconcelos, Gabrielle Silva Marinho, Emmanuel Silva Marinho, Normandia de Farias Mesquita Medeiros
2020 Revista Expressão Católica  
O projeto de pesquisa é um registro organizado de intenção composto pelo pesquisador como um pré-requisito para a entrada numa pós-graduação strictu sensu. São inerentes ao projeto as hipóteses, as premissas, os estudos e os desejos do pesquisador. Porém, é importante considerar que a pesquisa se transforma e transforma o pesquisador em seu percurso, confrontando caminhos, ideias, proposições e convicções, e indicando possibilidades a partir de suas leituras, pesquisas, reflexões e orientações.
more » ... xões e orientações. Este artigo trata do percurso de composição de um projeto de pesquisa de mestrado imerso num roteiro disciplinar cuja premissa é a discussão, partilha e reflexão sobre a pesquisa acadêmica no Programa de Pós-graduação em Educação, POSEDUC, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN. Utilizou-se a narrativa memorial por permitir trazer à baila aspectos e impressões pessoais do processo de reflexão e da trajetória do estudante/pesquisador bem como aspectos particulares que envolvem tomadas de decisão contribuindo para a formação do pesquisador. Este artigo está dividido em três seções. Percurso de composição, onde são apresentados aspectos das leituras e reflexões realizadas ao longo da disciplina. Do estado da arte à revisão do projeto, onde se encontram breves análises da pesquisa sobre o Estado do conhecimento a respeito do objeto de pesquisa e sua relação com o projeto e, concluindo, o projeto de pesquisa com comentários parte a parte sobre os textos da composição.
doi:10.25190/rec.v9i2.3749 fatcat:wmhh4kd7n5hb5p7ckhrs4ft7ai