Reflexões sobre a mobilidade urbana e os acidentes envolvendo ciclistas: qual o papel da psicologia? / Reflections on urban mobility and accidents involving cyclists: What is the role of Psychology?

Inaiana Costa Gama, Jakson Luis Galdino Dourado
2019 ID on line REVISTA DE PSICOLOGIA  
O Brasil é o quinto país onde mais morrem pessoas em decorrência de acidentes no trânsito, perdendo apenas para a Índia, China, Estado Unidos e Rússia. No trânsito, é evidente uma maior vulnerabilidade dos ciclistas, que na sua maioria sofrem lesões graves em relação àqueles acometidos por acidentes relacionados a outros tipos de meios de locomoção. Este estudo tem como objetivo discutir os aspectos relacionados aos acidentes envolvendo ciclistas, através de uma revisão integrativa de
more » ... rativa de literatura. Os dados foram obtidos no mês de dezembro de 2018 nas bases de dados da Plataforma Scielo, direcionada aos artigos que tratam de acidentes de ciclistas no Brasil utilizando como refinador da pesquisa os termos: Acidentes; Trânsito e Ciclistas. A partir da pesquisa foi possível apontar para a necessidade de haver um maior quantitativo de pesquisas na área do trânsito, de modo que estas subsidiem políticas públicas voltadas à mobilidade mais efetivas.
doi:10.14295/idonline.v13i45.1674 fatcat:qervm7vovzbozoi23ffd65dqdu