Educar para a diversidade: gênero e sexualidade segundo a percepção de estudantes e supervisoras do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (UFSM)

Suélen De Souza Andres, Angelita Alice Jaeger, Silvana Vilodre Goellner
2015 Revista da Educação Física  
RESUMO Esta pesquisa tem como objetivo analisar como estudantes e supervisoras participantes do subgrupo Educação Física do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Universidade Federal de Santa Maria compreendem temas afetos às relações de gênero e de sexualidade. O estudo inscreve-se na abordagem qualitativa e contou com a colaboração de vinte estudantes e quatro docentes supervisoras das escolas envolvidas no Programa. Como instrumento de captação de informação utilizamos
more » ... rmação utilizamos um questionário contendo dez perguntas abertas, as quais indagavam sobre conhecimentos, percepções, ações e importância atribuídos às questões de gênero e sexualidade no contexto da escola em que atuavam. As respostas obtidas foram sistematizadas a partir dos escritos mais expressivos e seus resultados apontam que existe uma associação entre os conceitos de gênero e sexualidade cujas explicitações mantêm forte relação com aspectos biológicos do corpo e estão assentadas quase que exclusivamente em normas heteronormativas. Palavras-chave: Educação Física.
doi:10.4025/reveducfis.v26i2.23016 fatcat:sfnw6a3qwrdcrbumqwiqrx4xna