TERCEIRO SETOR E ASSISTÊNCIA AOS DEPENDENTES QUÍMICOS: UM ESTUDO DE CASO DA GESTÃO FINANCEIRA NO CENTRO MADRE TEREZA – JOÃO PINHEIRO (MG)

Maria Célia Da Silva Gonçalves
2019 Revista de Estudos e Pesquisas Avançadas do Terceiro Setor  
Nas últimas décadas, o Terceiro Setor tem assumido um papel relevante na promoção da solidariedade ao proporcionar serviços para atender carências e necessidades das demandas sociais. Por não buscarem propriamente o fator "lucro", as entidades do Terceiro Setor, muitas vezes, descuidam de suas finanças, o que acarreta uma série de dificuldades tais como a incapacidade de honrar seus compromissos, o que pode resultar até mesmo no fechamento da entidade, por isso a importância de uma entidade sem
more » ... fins lucrativos ter o controle de suas finanças. Com o fito de investigar esta questão, este estudo objetivou analisar a gestão financeira no Centro Madre Tereza, uma instituição filantrópica de reabilitação para dependentes químicos, localizada na cidade de João Pinheiro, na região noroeste do Estado de Minas Gerais. Para abordar esse objetivo, foi realizado um estudo de caso por meio do método qualitativo. O trabalho pretendeu demonstrar a importância do Terceiro Setor na sociedade, os benefícios e a melhoria advinda da atuação da instituição na sociedade local. Os resultados da pesquisa apontaram que a entidade tem um papel social relevante na comunidade na qual está inserida, uma vez que acolhe e promove a reabilitação de dependentes químicos. Embora não tenha por finalidade a obtenção de lucros, o Centro Madre Tereza não pode descuidar da gestão financeira, deve-se considerar que somente com o equilíbrio das finanças é possível manter a sua atuação no atendimento às demandas sociais.
doi:10.31501/repats.v5i2.9299 fatcat:mk7o6ckfznbgneppagi6yobmma