Hidrodinâmica de uma coluna de adsorção em leito expandido para uso em purificação de proteínas de malte de milho (Zea mays)

João Baptista Severo Junior, José Carlos Curvelo Santana, Roberto Rodrigues de Souza, Elias Basile Tambourgi
2009 Exacta  
Neste trabalho, estudou-se o comportamento hidrodinâmico de uma coluna de adsorção em leito expandido com o objetivo de obter as condições ótimas para recuperação de amilases do malte de milho. Usou-se a resina de troca iônica Amberlite IRA 410, o tampão fosfato pH 6 em 0,07 M, sem e com 2 % do malte de milho, e água destilada como líquidos fluidizantes, nas temperaturas 295,15 ± 1 K e 301,15 ± 1 K. A equação de Richardson-Zack se ajustou perfeitamente à descrição do comportamento da
more » ... mento da fluidização dos adsorventes em leito expandido, e as velocidades terminais experimentais apresentaram um erro relativo abaixo dos 15% com relação à velocidade teórica, o que mostra que essas equações são válidas e podem também ser aplicadas em adsorção em leito expandido. O estudo de distribuição do tempo de residência mostrou que houve um aumento da Daxial e do Pe com a elevação da temperatura, da altura do leito e da porosidade. O N foi constante e igual a 2,14, sendo a condição ótima de recuperação de biomoléculas do malte de milho aquela que possuiu menor porosidade do leito fluidizado, por apresentar maior viabilidade econômica.
doi:10.5585/exacta.v6i1.712 fatcat:4mqzpptnrzffrmf7pdqbcm3c3m