Políticas curriculares e identidades docentes disciplinares: a área de ciências da natureza e matemática no currículo do Ensino Médio do estado de São Paulo (2008-2011)

Maria Inês Petrucci-Rosa
2014 Ciência & Educação  
Este trabalho integra um projeto que investiga relações entre processos identitários docentes, reformas curriculares em nível de Ensino Médio e a noção de disciplina escolar. Focaliza, prioritariamente, a experiência curricular ocorrida no âmbito da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, com base nas políticas desenvolvidas desde 2008. Metodologicamente, a pesquisa se estruturou em dois momentos: (1) análise dos discursos presentes nos documentos curriculares da Proposta Curricular da
more » ... sta Curricular da SEE/SP acerca das identidades docentes; (2) realização e análise de entrevistas com cinco professores experientes da área das Ciências da Natureza e Matemática atuantes em escolas públicas paulistas. Como princípio teórico-metodológico, operou-se com os conceitos de narrativa e de mônadas. Da análise do material empírico, foi possível concluir que as identidades docentes expressas nos documentos curriculares são fragmentadas e contraditórias. Em relação às narrativas, foram percebidos usos e consumos ativos que rompem com a perspectiva de implementações acríticas.
doi:10.1590/1516-73132014000400011 fatcat:4z7e2jnwyrcfxcsoyexcueo7ru