OBTENÇÃO DO EXTRATO DE ARROZ LIOFILIZADO PARA ELABORAÇÃO DE BEBIDA DE EXTRATO HIDROSSOLÚVEL DE ARROZ COM JAMBOLÃO (Syzygium cumini Lamarck)

Dalany Menezes Oliveira, Gabriele Vieira Virgilio
2019 Revista Tecnológica  
: Os índices de pessoas com alergias, sendo que os intolerantes a lactose e os alérgicos as proteínas do leite (APLV) estão ganhando destaque, já que o leite é um dos alimentos mais consumidos no mundo. Os extratos vegetais aparecem no mercado como os substitutos dos leites de origem animal, são utilizados como matérias-primas para a elaboração de bebidas, e apresentam um baixo custo de produção e excelentes valores nutricionais, sendo o mais popular o extrato hidrossolúvel de soja. No entanto,
more » ... e soja. No entanto, as bebidas elaboradas com extratos de arroz são bem aceitas pelos consumidores e apresentam uma alternativa para os indivíduos que possuem intolerância à lactose e/ou aos das proteínas de soja. Portanto o objetivo foi realizar a liofilização do extrato de arroz (branco e do vermelho) para aplicação na elaboração de bebidas a base de extratos hidrossolúveis de arroz com polpa de jambolão. Foram obtidos a matéria-prima do mercado local da cidade de Sousa-Pb exceto para o jambolão que é uma polpa adquirida na cidade de Várzea-Alegre – CE. O arroz foi batido com água para se obter uma pasta e sem seguida congelado por 24 horas e liofilizado por também 24 horas.
doi:10.4025/revtecnol.v27i1.41929 fatcat:7cgu4lvrwbacbcurluo43dffoy