Da iniciação à melhor performance na Ginástica Artística feminina: quem treinou as melhores atletas nacionais e o que pensam eles sobre o desenvolvimento da modalidade?
Portuguese

Artur Pereira, David Stotlar, Ana Faro, António Manuel Fonseca
2013 Portugese Journal of Sport Sciences / Revista Portuguesa de Ciências do Desporto  
05 da iniciação à melhor performance na Ginástica Artística feminina: Quem treinou as melhores atletas nacionais e o que pensam eles sobre o desenvolvimento da modalidade? PALAVRAS chAVe: ginásticaartísticafeminina.Desenvolvimento. excelência.Perspectivadostreinadores. AUToReS: arturPereira 1 Davidstotlar 2 anafaro 1 antónioManuelfonseca 3 1 fcDef,universidadedecoimbra, Portugal 2 schoolofsport&exercisescience, universityofnortherncolorado,eua 3 cifi 2 D,faculdadedeDesporto
more » ... niversidadedoPorto,Portugal correspondência:arturromãoPereira.faculdadedeciênciasdoDesportoedeeducaçãofísica dauniversidadedecoimbra.estádiouniversitáriodecoimbra,Pavilhão3.3040-156coimbra, Portugal(arturromao@fcdef.uc.pt). resumo o objectivo deste estudo consistiu em procurar aprofundar o conhecimento sobre os treinadores que têm vindo a treinar as ginastas portuguesas com melhores resultados absolutos ao longo dos últimos anos, bem como sobre a sua opinião relativamente ao actual estado de desenvolvimento desta modalidade desportiva, principais dificuldades e desafios e eventuais sugestões para o seu futuro. para o efeito, foram desenvolvidas entrevistas semiestruturadas a 8 dos 11 treinadores que treinaram as ginastas portuguesas que participaram em provas internacionais oficiais, entre 1971 e 2011. da análise do conteúdo das suas respostas evidenciou-se que os treinadores entrevistados, no seu conjunto, entendiam que, apesar do nível actual poder ser considerado razoável, as principais questões e desafios que se colocam à Ginástica artística feminina reportam-se às infraestruturas, aos equipamentos, aos apoios institucionais, bem como às questões financeiras. nesse sentido, e independentemente do reconhecimento de que parece ter vindo a conseguir-se ao longo dos anos um elevado aproveitamento dos talentos que surgem em idades iniciais, em grande medida fruto da existência de um contexto social e desportivo muito específico, parece ser fundamental conseguir-se um reforço financeiro e uma maior mediatização desta modalidade de forma a incrementar o número de praticantes. 71-RPcd 13 (2): 71-88 % E MéDIAS ... ... 62,5 % 26,3 50 % 87,5 % 75 % 87,5 % 100 % 87,5 % 50 % 37,5 % 62,5 % 12,5 % Legenda: « Como gestora; «« Nível alcançado como juiz internacional; × desígnio não alcançado; ü desígnio alcançado.
doi:10.5628/rpcd.13.02.71 fatcat:hdyu2apwn5cp3fbgmjgyf7h6ui