Antecedentes e consequentes do processo de obtenção e renovação do Certificado de Entidades Beneficentes de Assistência Social (Cebas)

Ian Blois Pinheiro, Marcia D'Angelo
2021 Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade  
Objetivo: Compreender de forma holística os antecedentes e consequentes do processo de obtenção e renovação do Certificado de Entidades Beneficentes de Assistência Social (CEBAS). Método: Pesquisa qualitativa-quantitativa com dados primários (questionário e entrevistas semiestruturadas) e secundários (documentos disponibilizados nos sites dos ministérios) analisados por meio da Templates Analysis e da estatística descritiva. Resultados: As evidências indicam seis antecedentes (evidenciação
more » ... bil, capacitação e profissionalização das organizações do terceiro setor (OTS) e dos contadores, auditoria externa, insegurança jurídica e outras situações) e quatro consequentes (imunidade tributária, credibilidade das OTS, captação de recursos e mudança cultural) da certificação CEBAS. Também indicam as vulnerabilidades controláveis e não controláveis nos antecedentes a serem enfrentadas pelos atores sociais envolvidos com esse processo. A imunidade tributária ainda é um dos principais consequentes desse processo, ou seja, algumas OTS não valorizam essa certificação para outros benefícios, como o aumento da credibilidade e, por conseguinte, aumento da captação de recursos. Contribuições: Para a contabilidade voltada à sustentabilidade, no tocante à formulação de políticas públicas para apoiar o fortalecimento da gestão das OTS. O estudo alerta para a perda de oportunidades de aumentar a quantidade de doadores, nos níveis individual e organizacional, expondo a miopia dessa certificação. Para ampliar a literatura sobre certificações ao propor um modelo conceitual para ser testado em futuras pesquisas quantitativas.
doi:10.17524/repec.v15i2.2774 fatcat:no53sekt5vdppmljbzq2flbwem