Água tratada magneticamente para irrigação: efeitos na produção e eficiência do uso da água na cultura da cenoura (Daucus carota L.)

Fernando Ferrari Putti, Luís Roberto Almeida Gabriel Filho, Camila Pires Cremasco, Josué Ferreira Silva Junior
2018 Revista Colombiana de Ciencias Hortícolas  
A cultura da cenoura vem aumentando sua representatividade na produção de hortaliças devido a seus benefícios para a saúde humana. Objetivou-se neste trabalho analisar a consequência de diferentes lâminas de irrigação utilizando água tratada magneticamente e potável para a cultura da cenoura. O experimento foi conduzido na Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA-UNESP), Campus de Botucatu-SP (Brasil), entre os meses de setembro a dezembro de 2015. Adotou-se o delineamento experimental em blocos
more » ... rimental em blocos casualizados, em esquema fatorial de 2×5 com 10 repetições. Assim, os tratamentos foram 2 tipos de água (água tratada magneticamente e potável), e 5 lâminas de reposição que corresponderam aos percentuais da evapotranspiração (25, 50, 75, 100 e 125% da Etc), utilizando a irrigação por gotejamento. Constatou-se que a irrigação com água tratada magneticamente proporcionou um incremento na massa de matéria fresca, sendo que a lâmina que obteve a maior produção foi a de 100 e 125% da Etc, assim verificando a possibilidade do aumento da produtividade da cenoura. Se constatou aumento significativo para a o número de folhas, comprimento de bulbo e diâmetro para a cultura da cenoura quando irrigada com água tratada magneticamente.
doi:10.17584/rcch.2018v12i2.7560 fatcat:2ygdxr3d2vdqzbjnqtqnoirdne