A colonização do norte do Paraná: organização, catalogação e análise dos documentos da coleção de George Craig Smith (1909-1992)

Raimunda De Brito Batista, Regina Maria G. Domiciano
2000 Mediações: Revista de Ciências Sociais  
A colonização do norte do Paraná faz parte do processo que se desdobrou em descobertas, tomada de posse, exploração, povoamento e independência, um processo matriz, recorrente em todo o processo de colonização das Américas. A transformação do acontecimento em fato histórico dá-se através dos registros. Os meios usados para registrar os acontecimentos desse processo em fatos históricos foram: as cartas, os ofícios, os mapas, os diários , os livros-caixa, entre outros. Os chamados colonizadores
more » ... dos colonizadores da região norte do Paraná tiveram o cuidado de guardar e preservar os documentos pessoais, os objetos de trabalho, e doaram parte desse material ao recém-criado Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss. Muitos desses colonizadores também doaram parte de sua correspondência pessoal, e esses documentos estão escritos nas suas línguas de origem. A maioria deles não foi ainda traduzida nem analisada, tomando-se uma barreira para o pesquisador da história da região. Essa documentação está depositada no setor de Biblioteca e Documentação do museu. São documentos que possuem informações valiosas para explicar as várias faces do processo de colonização da região norte do Paraná. O nosso interesse voltou-se para a documentação da coleção de George Craig Smith, agenciador de terras da Companhia de Terras Norte do Paraná (CTNP). Esse cidadão, paulista, filho de ingleses, manteve uma correspondência considerável, durante toda a vida, o que constitui uma fonte de inegável interesse histórico. Parte dessa correspondência, como se encontra em língua inglesa, foi traduzida durante os dois últimos Rev. Mediações, Londrina, v. 5, n. 1, p. 157-167, jan./jun. 2000 colonization of this region in them. To translate lhe letters, organize all the documents and then publish a cataloque is lhe aim of lhe research project lhat has been carrying on by professors, libratians and studenls from lhe Slale University of Londrina.
doi:10.5433/2176-6665.2000v5n1p157 fatcat:wmnt6vjn3jae5jq6a76qvxua3a