Contribuições para alfabetização e letramento com o ensino de geografia: uma experiência com o PIBID (Contributions to literacy in Geography teaching: an experience with PIBID)

Fábio Pessoa Vieira, Laura Santana Rodrigues, Deusiane Rodrigues Dos Santos
2017 Critica Educativa  
O artigo visa apresentar outras possibilidades de leitura e escrita, a partir de uma experiência propiciada pelo PIBID. Possibilidade que se realiza a partir de um entendimento de que é possível desenvolver as habilidades de alfabetização e de letramento, tendo como elementos o vivido e o cotidiano. Para tanto, desenvolvemos um projeto sobre leituras das paisagens, que visou possibilitar aos estudantes, do ensino fundamental, de uma escola estadual localizada no município de Tocantinópolis-TO
more » ... rem o mundo e as palavras. O cerne metodológico, orientado por um viés construtivista, é o estudo do meio, que visou propiciar aos estudantes a leitura das transformações das paisagens existentes em seu lugar. Como resultado, foi elaborado, pelos estudantes, com orientação das bolsistas de iniciação à docência, uma maquete como um produto gerado a partir da leitura do mundo vivido por eles e que possa vir a servir como um material didático para estudos futuros sobre o seu espaço e o seu lugar.
doi:10.22476/revcted.v3i2.151 fatcat:qjg3cfrj2jf23odfsm6jyl3jru