Análise das atividades biológicas dos venenos de Philodryas olfersii (Lichtenstein) e P. patagoniensis (Girard) (Serpentes, Colubridae)

Marisa M. T. da Rocha, Maria de F. D. Furtado
2007 Revista Brasileira de Zoologia  
Philodryas olfersii (Lichtenstein, 1823) e P.patagonienis (Girard, 1857) são serpentes colubrídeas da série opistóglifa, restritas à América do Sul. Vários acidentes ocasionados por estas serpentes têm sido relatados, caracterizando-se por ação local importante: dor, edema e hemorragia. É um acidente muito semelhante àquele causado por serpentes do gênero Bothrops Wagler, 1824 e muitas vezes os pacientes são tratados com soro antibotrópico. Poucos estudos tratam da caracterização destes
more » ... assim tivemos como objetivo de trabalho o estudo dos venenos de P.olfersii e P.patagonienis. Os venenos apresentaram teor de proteínas entre 75 e 90%. A atividade desfibrinante não foi detectada quando testada em camundongos. O quadro de dor causado pelo envenenamento experimental, em camundongos, mostrou que os venenos de P.olfersii e P.patagoniensis causaram intensa reatividade, sendo que o veneno de P.patagoniensis foi o mais ativo. Ambos os venenos apresentaram dose mínima edematogênica em torno de 1 µg/camundongo com ação máxima em 30 minutos.A ação hemorrágica se instalou rapidamente, com doses mínimas semelhantes. As atividades tóxicas foram semelhantes, com valores em torno de 60,0 µg/camundongo, comparáveis aos venenos botrópicos.
doi:10.1590/s0101-81752007000200019 fatcat:mapqrcvaobff7jw4pya2dvdowe