12 +1. SENTIMIENTOS DEL ALUMNADO UNIVERSITARIO DE EDUCACIÓN FÍSICA FRENTE A UNA PROPUESTA DE GAMIFICACIÓN: "GAME OF THRONES: LA IRA DE LOS DRAGONES"

Isaac Pérez López, Enrique Rivera García, Carmen Trigueros Cervantes
2019 Movimento (ESEFID/UFRGS)  
A proposta de gamificação apresentada objetiva avaliar a evolução dos sentimentos de discentes no decorrer do processo de aprendizagem. O estudo foi realizado com 50 estudantes de Educação Física, tendo como contexto a aula universitária. Baseado na série Game of Thrones, o alicerce metodológico apoiou-se em análise interpretativa dos diários e reflexões finais dos atores investigados. Os principais resultados refletem diferenças de sentimentos em relação ao sexo, os quais permanecem
more » ... rmanecem inalterados ao longo do processo de aprendizagem, suscitando uma ideia de estudo como prazer. Os achados explicitam ainda que, concernente aos sentimentos, o docente mantém uma linha estável de transmissão de confiança, enquanto que em relação aos companheiros de equipe e amigos, demonstram sentimentos tanto positivos quanto negativos. Como conclusão, pode-se inferir que a gamificação, como estratégia metodológica, favorece a motivação do discente, revertendo-se em melhoria do processo de aprendizagem.
doi:10.22456/1982-8918.88031 fatcat:icdflfjogvb7tgrhnpkipqpkea