Análise das internações hospitalares para procedimentos de cirurgias bariátricas financiadas pelo SUS em âmbito nacional

Eduardo Botti Abbade
2019 Medicina (Ribeirao Preto Online)  
Modelo do estudo: Estudo descritivo transversal. Objetivo: O objetivo deste estudo foi analisar a evolução do quantitativo e valor aprovado no âmbito do SUS, no período de 2008 a 2018, associado aos procedimentos cirúrgicos de gastroplastia (cirurgia bariátrica) relacionados ao diagnóstico principal de obesidade por excesso de calorias. Método: Foi conduzido estudo ecológico com levantamento de dados obtidos nos Sistemas de Informações Hospitalares e Ambulatoriais do SUS (SIH/SUS e SAI/SUS).
more » ... /SUS e SAI/SUS). Foram levantados dados mensais do quantitativo e valor aprovado referentes aos procedimentos selecionados associados às cirurgias bariátricas em âmbito nacional compreendendo o período de janeiro de 2008 a julho de 2018. Resultados: Os resultados mostram um crescimento acentuado na quantidade de procedimentos de gastroplastia financiados pelo SUS. Em 2017 foram financiados 10.840 procedimentos de gastroplastia totalizando cerca de R$ 69 milhões. Em julho de 2018 o valor médio do custo ao SUS do procedimento de gastroplastia foi estimado em R$ 6.449,30. Observou-se que o tempo médio de internação e a taxa média de óbitos referentes a procedimentos de gastroplastia apresentam considerável redução. Também é evidenciado que as mulheres representam cerca de 85% dos pacientes de procedimentos de gastroplastia financiadas pelo SUS. Conclusão: A epidemia de obesidade que aflige a população brasileira ocasiona aumento do quantitativo de gastroplastias financiadas pelo SUS, que ainda são consideradas insuficientes, o que exige que sejam delineadas políticas e iniciativas públicas em prol do combate à obesidade coletiva no Brasil.
doi:10.11606/issn.2176-7262.v52i3p201-211 fatcat:6hiz6vjpczf5plz6fvaiyifqcy