Produtividade de vinagreira, pimenta rosa e carobinha cultivadas em sucessão a mucuna preta e feijão de porco

D.G. MOREIRA, M.C. VIEIRA, ZÁRATE, N.A. HEREDIA, T.O. CARNEVALI, E.P. TORALES, L.A. TABALDI, E.R.P. LOURENTE, F.M. MERCANTE
2016 Revista Brasileira de Plantas Medicinais  
RESUMO O uso de adubos verdes e/ou de plantas de cobertura é uma técnica que vem sendo difundida para o cultivo de espécies medicinais, por garantir a sustentabilidade do solo agrícola, ser flexível em seu uso e por melhorar a atividade biológica do solo. O objetivo do trabalho foi avaliar o uso de culturas de cobertura para incrementar a produção de massa de plantas de vinagreira, pimenta rosa e carobinha. Foram avaliadas duas espécies de leguminosas tropicais (mucuna preta e feijão de porco)
more » ... e feijão de porco) como cobertura do solo e uma testemunha (sem cultura de cobertura) e três espécies medicinais (vinagreira, pimenta rosa e carobinha). O experimento foi arranjado em esquema de parcelas subdivididas, tendo nas parcelas as coberturas vegetais e nas subparcelas, as plantas medicinais. As plantas para a cobertura vegetal foram propagadas por semeadura direta no local de cultivo, enquanto as medicinais foram transplantadas diretamente entre a palhada da cobertura vegetal. A produção da mucuna preta foi de 8,37 t ha-1 de massa seca e do feijão de porco, de 14,37 t ha-1 de massa seca. O uso das culturas de cobertura contribuiu para uma maior biomassa microbiana do solo. As produções de massas frescas de folhas, caules e frutos de vinagreira e de frutos da pimenta rosa foram maiores quando cultivadas em sucessão às coberturas vegetais do solo, independente da espécie. As produções da carobinha foram semelhantes quando cultivadas em áreas com ou sem a cobertura. Visando à maior produtividade da vinagreira e pimenta rosa, são indicadas as culturas antecessoras feijão de porco e mucuna preta.
doi:10.1590/1983-084x/15_085 fatcat:dx3ctamshnhnjfssqwi7vu74m4