ROBERT NOZICK E SUA TEORIA POLÍTICA: SERIA UMA ABORDAGEM RAZOÁVEL PARA A SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA? NOZICK AND HIS POLITICAL THEORY: IT WOULD BE A REASONABLE APPROACH TO CONTEMPORARY SOCIETY?

José Ribeiro Balera
unpublished
RESUMO: Para Robert Nozick, é preciso entender se o Estado é necessário e o modo como ele pode ser compreendido sem ofender direitos (como o direito natural de não coerção). O presente trabalho tem por objetivo explorar conceitos elementares da teoria de Robert Nozick para a conformação de uma teoria política razoável. Inicialmente, foi apresentado um panorama da concepção libertária desenvolvida por Nozick, baseado na primeira parte da obra Anarquia, Estado e Utopia (1974), tendo em vista que
more » ... um autor de bases teóricas distintas e pouco estudado pela academia. Posteriormente, foram analisados alguns aspectos de sua ideia de sociedade política e de seus integrantes, confrontando com conceitos teóricos do pensador contemporâneo John Rawls. Por fim, algumas características de tese de Nozick foram examinados para entender se seria uma doutrina abrangente e como poderia ser caracterizada como racional e razoável frente a pluralidade de concepções da boa vida PALAVRAS-CHAVE: Estado mínimo; Libertarianismo; Concepção política de justiça.
fatcat:j4dfymentfb2xbnrzqh5xzueqy