A fluência na clínica fonoaudiológica: um conceito heterogêneo e multifacetado (Fluence in the speech pathology clinic: a heterogeneous and multifacted concept)

Karoline Pimentel dos Santos, Ana Paula Santana
2019 Estudos da língua(gem)  
Este artigo discute sobre as diversas concepções de fluência na Linguística, Fonoaudiologia e Neuropsicologia. O texto defende que a fluência deve ser considerada a partir de seu caráter multifatorial e condição heterogênea na clínica de linguagem. Os dados de linguagem, em três casos clínicos: gagueira, afasia progressiva primária e demência de Alzheimer, são analisados de acordo com a Neurolinguística Enunciativo-Discursiva. Assim, observa-se que o conceito de fluência é construído de maneira
more » ... nstruído de maneira particular nas áreas de Linguística, Fonoaudiologia e Neuropsicologia, e, também, que a interpretação de fluência, em cada uma delas, não se apresenta de maneira uniforme, não é um conceito acabado, ressaltando a necessidade de reflexão da fluência enquanto aspecto inerente à língua em suas várias normas possíveis.
doi:10.22481/el.v17i1.5317 fatcat:rchb6l5q3naghc4na3v2q65qai