Representações sociais de acadêmicos de enfermagem sobre a empatia no cuidado: Abordagem ao paciente queimado

Carolina Rodrigues Milhorini, Juliana Helena Montezeli, Andréia Bendine Gastaldi, Regina Célia Bueno Rezende Machado, Susany Franciely Pimenta, Aline Franco da Rocha, Flávia Gagliano Guergoleti
2021 Research, Society and Development  
Objetivo: apreender as representações sociais de acadêmicos de enfermagem acerca da empatia no cuidado ao paciente queimado. Método: pesquisa qualitativa realizada por meio de entrevista semiestruturada com 12 graduandos do último ano de enfermagem de uma universidade estadual pública paranaense, que passaram por práticas acadêmicas obrigatórias em um Centro de Tratamento de Queimados. Os dados foram tratados pela análise de conteúdo e discutidos à luz da Teoria das Representações Sociais.
more » ... ações Sociais. Resultados: emergiram quatro categorias empíricas: 1) Representações conceituais da empatia; 2) Representações da empatia como pilar da subjetividade do cuidado; 3) Representações da empatia como apoio à prática profissional do enfermeiro e; 4) Representações pessoais sobre a empatia vivenciada pelos acadêmicos. A empatia foi configurada como ferramenta auxiliadora na consolidação de um cuidado integral e despertou outras habilidades sociais nos participantes, garantindo cuidado humanizado. Conclusão: A empatia repercute positivamente no cuidado ao paciente queimado, sendo necessário incentivá-la desde a formação acadêmica para que os profissionais adquiram um olhar voltado à perspectiva de sua clientela, permitindo o fortalecimento do cuidado, vínculo, comunicação e ética.
doi:10.33448/rsd-v10i5.15297 fatcat:hwj2pcz4afg3plojpdvqjj3z3u