CONFIABILIDADE DE UM PROTÓTIPO PARA AVALIAÇÃO DAS MEDIDAS DO DESEMPENHO

Marcos André Rodrigues da Silva Júnior, Helivelton Gomes Barbosa, João Constantino da Silva Neto, Paulo Moreira Silva Dantas
2016 Revista Brasileira de Medicina do Esporte  
RESUMO Introdução: Mensurar o desempenho humano é um desafio, principalmente devido ao fator multidimensional do movimento. Os instrumentos, em sua maioria, avaliam apenas uma dimensão do referido desempenho. Objetivo: Verificar a concordância dos resultados das medidas do desempenho, velocidade média, velocidade final, aceleração média, força, trabalho e potência média, calculadas pelo protótipo e compará-las com os resultados calculados por um pacote estatístico considerado o padrão ouro.
more » ... dos: A amostra constituiu-se de atletas paralímpicos de basquete (n = 09) e atletas de caratê (n = 31) e todos assinaram o termo de consentimento. Foi desenvolvido e utilizado um protótipo para avaliar as medidas do desempenho, e os resultados calculados pelo protótipo foram comparados com os resultados calculados pelo pacote estatístico utilizando as mesmas fórmulas. Resultados: Todas as variáveis calculadas pelo protótipo não apresentaram diferenças significativas quando comparadas com os resultados calculados pelo pacote estatístico. Conclusão: O dispositivo pode ser usado para mensurar as medidas do desempenho, com retorno imediato dos resultados e sem necessidade de um computador, desde que observados os critérios descritos.
doi:10.1590/1517-869220162201129088 fatcat:kxdglftgzzegdoxafxvbyiqese