Esperança de vida de pessoas com câncer acompanhadas pela Atenção Primária à Saúde

Renata Ramos Menezes, Simone Yuriko Kameo, Dayane Ketlyn da Cunha Santos, Karoline Alves de Almeida, Lucas Pereira Santos, Laislaine de Jesus Santos, Thiago dos Santos Valença, Gabriel Agra Alencar Mocó
2021 Research, Society and Development  
A esperança tem grande impacto na forma como o paciente lida com os problemas físicos, emocionais e espirituais. Desse modo, percebe-se que a esperança concede forças para que o paciente continue com a luta contra a sua condição. Objetivou-se mensurar a esperança de pessoas em tratamento ou seguimento do câncer, acompanhadas pela Atenção Primária à Saúde de Lagarto, Sergipe. Trata-se de uma pesquisa transversal e exploratória, de natureza quantitativa, com abordagens descritiva e analítica.
more » ... va e analítica. Para a coleta dos dados, foram realizadas entrevistas com pessoas com diagnóstico de câncer através do instrumento de avaliação de esperança, a Escala de Esperança de Herth (EEH). A amostra foi composta por 42 pessoas, sendo que 47,6% estavam em tratamento oncológico e 52,4% em acompanhamento. O escore médio na Escala de Esperança de Herth foi 40,59, o que representa um alto nível de esperança, principalmente quando a esperança é associada à espiritualidade/religiosidade. É fundamental conhecer o que impacta negativamente nas variáveis acerca da esperança para proporcionar uma melhor qualidade de vida, uma vez que a esperança auxilia durante todo o percurso de enfrentamento ao câncer.
doi:10.33448/rsd-v10i4.13644 fatcat:6lqp446aznhwvhytkxcktuupci