"OS CANTOS DE MALDOROR": CINEMA DE LIBERTAÇÃO DA "REALIZADORA-ROMANCISTA" "OS CANTOS DE MALDOROR": CINEMA OF LIBERATION OF THE "REALIZADORA-ROMANCISTA" "OS CANTOS DE MALDOROR": CINEMA DE LIBERACIÓN DE LA "REALIZADORA-ROMANCISTA"

Maria Do, Carmo Piçarra
unpublished
RESUMO: No contexto da produção internacional de um cinema político, engagé, Sarah Maldoror criou e man-teve-desde Monangambé a Sambizanga, sobre a luta anticolonial em Angola, passando por Des fusils pour Banta, filmado entre os guerrilheiros da Guiné-Bissau-uma prática singular. Compôs um cinema político, servido por um olhar esteticamente cuidado, e em que, através de elementos ficcionais-e não através das opções documentais e do recurso ao cinema direto então característicos do cinema
more » ... cos do cinema militante-, a ação não é tão central quanto a composição psicológica das personagens. Não obstante a qualidade estética dos seus filmes e a densidade psicológica das suas personagens, críticas e tentativas de controlar as opções criativas marcaram fortemente o início da obra cinematográfica daquela que é considerada a primeira realizadora africana, mas que continua sem ter reconhecimento idêntico ao dos seus pares masculinos.
fatcat:caqvnymupjgsbo3phkvzfn3zre