TENSÕES SEM MEDIDA: impactos da reforma na escola de ensino médio LIMITLESS TENSIONS: impacts of the brazilian high school reform

Jean Mac, Cole Santos, Marcia Oliveira, Maria Silva
2017 unpublished
Resumo Discutimos, neste artigo, impactos/tensões da medida provisória da reforma do ensino médio (MP) no contexto escolar, no conturbado ambiente político conservador do Brasil pós-impeachment, a partir de falas de docentes que atuam na escola pública. Buscamos entender, com Stephen Ball, as 'políticas em prática' e constituídas em ciclos, tomando como referência o quadro de incertezas que a MP apresenta, hibridizadas pelas diversas políticas oficiais que continuam circulando na escola.
more » ... o na escola. Analisamos a recepção dos profissionais da educação à ideia de uma nova reforma. Como 'políticas em práticas' entendemos, as diversas políticas construídas pelas escolas a partir das políticas oficiais que têm a escola como foco. Especificamente sobre a produção de políticas, tomamos como referência o Ciclo Contínuo de Políticas. Compreendemos a impossibilidade de fixação de sentidos na política de currículo, afastando-nos da oratória que estabelece relações entre o dito e o feito. Consideramos que docentes (re)significam a proposta educacional/curricular contextual e contingencialmente na luta política tomando como referência demandas que permeiam o ambiente escolar e seus agentes. Palavras-chave: Reforma do ensino médio. Políticas curriculares. Recontextualização de políticas. Abstract We discuss in this article, impact/tensions of the interim measure of reform of secondary education in the school context, at the troubled conservative political environment of the post impeachment Brazil, from speeches of teachers who work in public schools. Seeking to understand, with Stephen Ball, the 'policy into practice' and constituted in cycles, with reference to the above uncertainties that MP presents, 1 O autor é Doutor em Educação-UFPB.
fatcat:tjvm7xf2afcsnfp5gzh7aajz5q