Desenvolvimento de metodologia para inventário e a distribuição espacial dos resíduos de florestas de Eucalipto na região administrativa de Campinas (RAC)

Felipe Degaspare, Mauro Donizeti Berni
2019 Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP  
A Região Administrativa de Campinas possui muitas áreas ocupadas por floresta de eucalípto, que por sua vez ao ser explorada durante a colheita geram resíduos. Esses resíduos possuem alto potencial energético que podem ser utilizados com rotas tecnológicas para geração de bioenergia e bioprodutos que atendem os requisitos de uma economia de baixo carbono. Este projeto objetiva estimar a quantidade de resíduos de floresta plantada de eucalipto que pode ser disponibilizados para serem utilizados
more » ... a produção de produtos que possam substituir aqueles baseados em energia fóssil. Através de análise espacial será identificada as áreas com esses resíduos, para que possa ser calculado a quantidade, e posteriormente o potencial técnico dos mesmos, e assim analisar o quanto se pode substituir os produtos que emitem grandes quantidades de dióxido de carbono na atmosfera.
doi:10.20396/revpibic262018410 fatcat:hs77ocjucjf7fgqyyhtazw2a7u