ASPECTOS AMBIENTAIS DAS ÁREAS SUSCEPTÍVEIS À DESERTIFICAÇÃO E CARACTERÍSTICAS SOCIOAMBIENTAIS DO NÚCLEO DE DESERTIFICAÇÃO DO SERIDÓ DO RIO GRANDE DO NORTE (RN) E PARAÍBA (PB)

Marcelo Silva de Lucena
2019 Holos  
Apesar da relevância, as discussões e a disseminação de informações, a execução de medidas para o enfretamento da desertificação praticamente não têm sido executadas. Neste sentido, este trabalho visa apresentar uma síntese de informações sobre os aspectos ambientais das áreas susceptíveis à desertificação no Semiárido brasileiro e apresentar as características socioambientais relacionadas mais diretamente com a desertificação no Seridó do Rio Grande do Norte e Paraíba. Para tal, foi realizada
more » ... esquisa onde se efetuou consulta a livros, documentos institucionais, periódicos especializados, artigos científicos e acesso a bancos de dados, por meio de expressões em português que dissessem respeito à desertificação, áreas susceptíveis à desertificação, núcleo de desertificação e núcleo de desertificação do Seridó. Constatou-se que as ASD, no Brasil, ocupam 1.340.000 km2, sendo a região semiárida sua principal integrante. Nas ASD, predominam índices pluviométricos abaixo de 800 mm, com alta evapotranspiração potencial. Os solos, com longa ocupação humana e sensibilidade à erosão de moderada a alta, apresentam os seguintes níveis de degradação: 40,80% "moderado"; 27,68% "grave" e 5,86% "muito grave". A Caatinga é bioma predominante, onde 46,4% do território apresentam-se antropizados. No Seridó RN/PB, as implicações das atividades econômicas predominantes, caracterizadas por intensa extração de lenha, para utilização na indústria ceramista e em pequenas indústrias urbanas, e pela utilização crescente das terras, antes voltadas à agricultura, para a produção pecuária, estão forjando um quadro de degradação ambiental, requerendo, em função de suas características naturais, um modelo de aproveitamento econômico adequado às condições semiáridas.
doi:10.15628/holos.2019.3938 fatcat:uooj4b5h5vhg5jrm4xk7gmqmpq