Nutrição mineral de hortaliças: XXXVI. efeitos de doses de cálcio na solução nutritiva, nos teores de boro, cobre, ferro, manganês e zinco, em plantas de tomateiro (Lycopersicon esaulentum Mill.)

A.R. Dechen, H.P. Haag, J.R. Sarruge, G.D. Oliveira
1980 Anais da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz  
Plantas de tomateiro (Lycopersicon esculentum Mill.), da variedade Santa Cruz, linhagens Samano e Kada, foram cultivadas em sílica, recebendo soluções nutritivas com doses de 0 ppm, 50 ppm, 100 ppm, 200 ppm e 400 ppm de cálcio, com os objetivos de: (a) determinar o efeito do cálcio nas concentrações de nutrientes na planta; e, (b) verificar diferenças no comportamento das linhagens Samano e Kada. Noventa dias após o transplante, as plantas foram coletadas e separadas em: folhas inferiores,
more » ... s inferiores, folhas superiores, caules superiores e frutos. No material coletado foram determinados os teores de micronutrientes, com exceção do cloro e molibdênio. Curvas representativas das concentrações dos nutrientes nas partes das plantas, em função das doses de cálcio, foram obtidas a partir dos dados calculados através de equações de regressão. Os resultados mostraram que: - a adição de cálcio na solução nutritiva diminui os teores de zinco nos tecidos de ambas as linhagens, - as concentrações dos demais micronutrientes diferem nas linhagens e nas partes analisadas.
doi:10.1590/s0071-12761980000200029 fatcat:c6yfcx6nlvbhve7pqvxxwcyneq