Desigualdades territoriales y migración: consecuencias sociodemográficas y líneas de acción para la región Otomí-Tepehua (Hidalgo, México)

Alex Manetta, Tomás Serrano Avilés
2020 Redes  
O artigo propõe uma contribuição aos estudos sobre migração e desenvolvimento na região Otomí-Tepehua (Hidalgo, México). Reconhece-se um problema que relaciona as características sócio territoriais da área com a percepção de fatores de expulsão da população jovem, o que leva a uma perda sistemática da força de trabalho e ao reforço de desvantagens regionais comparativas. Com base na pesquisa bibliográfica e quantitativa, foi realizado um diagnóstico que permite a aplicação da metodologia do
more » ... o lógico, identificando-se os principais temas que direcionam as linhas de ação para a mitigação da emigração. De acordo com os resultados, somente por meio da pesquisa, da inovação, da cooperação comunitária e interinstitucional esses objetivos podem ser alcançados. No entanto, trata-se de um trabalho a ser realizado a longo prazo e que deve ser resolvido em áreas menos exploradas das políticas públicas tradicionais, como possibilidade de um desenvolvimento integral, participativo e sustentável.
doi:10.17058/redes.v25i4.14564 fatcat:uqtqcmdn4zbzblbuigmcfjbdse